Muita gente pensa, erradamente, que percebe de informática apenas por conseguir introduzir umas "Cheats" nuns joguitos ou por saber fazer uns "OverClocks" ao seu hardware. Na verdade um bom informático tem de admitir que não sabe e nunca saberá tudo sobre Informática. Por vezes podemos aprender com principiantes.
A informática cresce de dia para dia obrigando os seus apaixonados a estarem muito atentos à sua evolução. Mesmo assim é impossível estarmos a par de tudo o que é lançado no mercado. Talvez seja por isso que Nós, informáticos, nos dividamos em diversas vertentes da Informática. Para podermos prestar mais atenção à evolução dessa vertente, explorando-a cada vez mais e especializando-nos nessa área.
Todos sabem que os computadores se dividem em duas grandes vertentes, Hardware e Software. Dentro destas duas vertentes existem várias outras sendo estas igualmente importantes para a evolução computacional.
Vários informáticos tentam diferenciar o Hardware do Software como sendo um mais importante que o outro. Mas, na verdade, um não faz sentido sem o outro.
Para se criar Hardware é necessário muita Electrónica, e quem estuda Electrónica sabe bem que isso não é nada fácil. Por outro lado o Software é uma área muito abstracta e muito complexa. Não é qualquer um que consegue ser programador. É necessário ter-se um elevado nível de abstracção e criatividade.
Assim sendo podemos concluir que para haver evolução é necessário um trabalho conjunto entre os diversos recursos informáticos assim como entre todos os recursos humanos responsáveis pelas diversas vertentes da Informática.
Estando eu no 3º ano de Licenciatura de Engenharia Informática gostaria de dizer a todos os que estão nesta área, e aos que a pretendem seguir, que nunca se devem valorizar mais que os outros por saberem programar em "C" e o outro só saber programar em "VB", entre outras coisas deste género. Tudo é necessário para o nosso crescimento a nível informático.
Só poderá ser um bom informático quem souber trabalhar em equipa, com humildade e muita vontade de aprender.
Sem comentários:
Enviar um comentário