Riscos
O primeiro passo é ter a noção dos riscos e possíveis conseqüências:
1 - o tempo de vida útil dos equipamentos pode ser reduzido com o overclock.;
2 – a probabilidade de queimar o processador, memórias e até a placa-mãe são grandes;
3 - o overclock pode deixar o computador instável a ponto de se tornar lento.
Clock - velocidade interna do processador, medida pela velocidade do FSB vezes o valor do multiplicador, que é definido pelo BIOS;
Ciclos de clock - consiste nos intervalos de tempo que o processador usa para executar suas instruções;
FSB - significa Front Side Bus e tem a função de definir a velocidade externa do processsador, ou seja, a velocidade na qual o processador se comunica com a memória e componentes da Motherboard. As velocidades do FSB são as seguintes: 100 MHz, 133 MHz e 166 MHz. Valores mais altos costumam existir, mas geralmente são gerados através da multiplicação destes;
Vcore - é voltagem do equipamento.
Fazendo o overclock
Antes de fazer overclock verifique no manual da sua motherboard se o chipset é adequado para o processo.
Para realiazar o overclock é necessário trabalhar com as configurações do Setup do BIOS, geralmente acessível teclando-se o botão delete assim que se liga o computador. Dependendo da marca do seu computador, o acesso ao Setup pode ser feito por meio de outra tecla. Consulte o manual ou suporte do fabricante caso não consiga aceder ao Setup de seu computador.
Ao entrar no Setup irá ver uma série de itens. Procure um que trate do processador. Geralmente o nome desse item é ou assemelha-se a "Processor Settings" ou a "CPU Setup" ou ainda "Features Setup". Ao conseguir entrar neste item aparecerá um valor multiplicado por outro. Trata-se da operação FSB x multiplicador= clock, onde o multiplicador é um valor numérico. Repare que o valor resultante dessa multiplicação é o valor do clock do processador. Agora vamos ao overclock. Iremos utilizar como exemplo um overclock realizado num Pentium 4 de 1.6 GHz. A sua configuração FSB x multiplicador é:
100 MHz x 16 = 1.6 GHz ou 1.600 MHz
Para o overclock, o FSB foi mudado para 133 MHz (geralmente é possível mudar esse valor através das teclas de seta ou dos botões Page Up e Page Down do teclado):
133 MHz x 16 = 2.1 GHz ou 2.128 MHz
Repare que aumentou consideravelmente.
Resumindo
O overclock faz aumentar a frequência do processador, o que simultaneamente faz aumentar o seu aquecimento. O processador sujeito a uma temperatura mais elevada que o normal pode provocar uma diminuição do seu tempo de vida. É um risco grande que corre quando faz overclock. Também é possivel fazer overclock às memórias e à placa gráfica basta procurar na BIOS o campo relacionado com estes componentes e aumentar a sua frequência tal como fez com o processador. Nos novos computadores é mais fácil de o fazer, mas também estes componentes correm o risco de durarem menos tempo que o normal.
Sem comentários:
Enviar um comentário